Uma das coisas que mais me deixam angustiada é sentir qualquer ansiedade, sem ter percebido o evento que a disparou. De igual maneira, uma coisa que me alivia, de imediato, numa situação de angústia é conseguir dar nome ao que estou sentindo, bem como perceber o evento que desencadeou aquele desconforto. Primeiramente, vamos entender como isso acontece?
A integração
O momento em que conseguimos esmiuçar e nomear um episódio que nos deixa ansiosos, ocorre o fenômeno da integração: o objeto que nos causa ansiedade se inclui num contexto e, como resultado, ganha um sentido e acaba perdendo a sua potência nociva sobre nós. Isto é, já não é mais um evento isolado, flutuante, que nos incomoda, justamente por lhe faltar coerência ou razão de existir. Aquele evento existe por uma razão e você, finalmente, identifica essa razão! Que alívio!
Por que a integração é importante?
Mas você pode estar se perguntando o porquê de eu estar falando sobre isso, né?
Bem, esse movimento que organiza, integra e dá sentido a todos esses eventos corrosivos que nos causam ansiedade ou traumas é justamente um dos grandes benefícios da psicoterapia.
Dentro de um espaço seguro, você fica diante de um profissional com escuta qualificada, que vai lhe auxiliar nesse processo de integração. Cada evento, aos poucos, vai ganhando sentido, mostrando a sua razão de existir, o seu poder transformador, perdendo o poder corrosivo e se diluindo na consciência e na linguagem.
Por simples que pareça todo o processo psicoterápico (você fala e alguém escuta), é lindo DEMAIS perceber o poder organizador da linguagem. É pela fala que suas emoções e pensamentos tomam forma e deixam de dominar você. É pela fala, portanto, que você pode ver suas angústias se esvaindo e o seu coração ficando mais leve e menos carregado.
E você? Já sentiu o alívio de conseguir dar nome ao que sente?
É legal, né? E caso você ainda não tenha percebido, é justamente isto – organizar os sentimentos e pensamentos por meio da linguagem – que faço aqui neste blog. Se as coisas que digo aqui fazem sentido pra você, é justamente por conteúdos seus se organizarem melhor depois de percebê-los “mais arrumados”.
Mas me conta de você: já experimentou este benefício transformador da terapia? Já percebeu o quanto a linguagem dá forma e sentido às suas angústias? Me conta nos comentários!



